Rua Da Mata, 166a – Marambaia CEP 66615-420 – Belém / PA
Menu

5 motivos para investir em construção a seco

construção a seco

A construção a seco é uma ótima forma de construir, pois otimiza desenvolvimento da obra, desde projetos comerciais à residenciais. Há muito tempo esta técnica já é utilizada na Europa e na América do Norte, a construção a seco chegou ao Brasil fortemente na região sul, mas atualmente vem conquistando várias pessoas por todo o país, graças às vantagens e qualidade que oferece durante a construção ou reforma.

Primeiro vamos esclarecer o que é construção a seco. Este termo é usado na construção civil para se referir a um processo de construção industrializado, que substituem o uso de materiais tradicionais como tijolo, cimento e água. O que resulta em menos desperdício, menos entulhos e uma obra mais limpa.

Geralmente o processo é feito por meio de estruturas modulares,  que formam o “esqueleto” do imóvel. Em seguida é realizado acabamento, utilizando placas pré-fabricadas, que resultam numa instalação prática. Tudo para garantir o melhor resultado com rapidez e eficiência.

Os primeiros a se renderem a esta técnica incrível foram os mercados comerciais e corporativos, agora, consumidores finais já percebem a vantagens e estão trazendo essa novidade para seu lar. Por isso listamos aqui algumas boas razões para você ter a certeza de que essa é a melhor escolha para seu projeto.

1. Evita o desperdício

A construção a seco é uma forma inovadora de construir, os produtos utilizados garantem o menor desperdício de materiais. Outro fator que minimiza o desperdício é a eliminação do uso de produtos como tijolo, cimento e até mesmo água durante a execução do projeto.

A redução no desperdício é uma grande característica da construção a seco. Os sistemas convencionais perdem cerca de 25% do produto comprado. Obras como o steel frame por exemplo, tem uma perda de até 5%. Ou seja, você aproveita melhor o seu investimento usando seu material por completo.

2. Garante velocidade na execução da obra

O fácil manuseio dos materiais permite um aumento na velocidade durante a execução da obra e consequentemente aumento na produtividade. Com um projeto bem elaborado, é possível construir 40m² em apenas um dia.

O mais interessante é que se comparado à alvenaria, a construção a seco pode reduzir até 70% o tempo de obra. Tudo isso graças a facilidade na execução. Por ser um sistema pré-fabricado, não necessita de pausas para esperar o cimento secar, por exemplo.

3. Econômico

Há um velho ditado que diz: tempo é dinheiro. E a construção a seco é prova disso, como a obra é realizada com mais velocidade, você economiza nos custos de execução, já que grande parte dos prestadores de serviço cobram por hora.

Além disso, somando os custos de material, mão-de-obra e desperdícios de obras tradicionais, chega-se à conclusão de que a técnica de construção a seco custa até 30% a menos. Outro fator que minimiza o custo é a eliminação do uso de produtos como tijolo, cimento e até mesmo água durante a execução do projeto.

A redução no desperdício, como já comentamos acima, é um fator importantíssimo para economizar durante a obra.

4. Ecologicamente correto

Um dos fatores a se levar em conta no momento de iniciar sua obra é o impacto ambiental que irá causar. Você já imaginou quanto entulho uma obra de alvenaria pode gerar? Para onde vai esse lixo?

Como a construção a seco garante um número mínimo de desperdício de material, são menos produtos a serem despejados no meio ambiente em forma de lixo. Além disso, seus resíduos não são tóxicos.

O drywall por exemplo, é um dos materiais que são 100% recicláveis. Sem falar que a estrutura utilizada na obra pode ser reaproveitada quando houver a necessidade de usá-la em outro ambiente.

5. Resistente

Ao contrário do que muitos pensam os materiais utilizados na construção a seco não são frágeis. Pelo contrário, apresentam alta resistência graças ao seu processo de fabricação, que utiliza alta tecnologia e garante que tudo esteja dentro dos padrões de segurança.

O  drywall, por exemplo, possui alta resistência e durabilidade, além disso oferece conforto térmico e acústico. O gesso acartonado por sua vez, combina leveza e resistência para o ambiente.

A construção a seco é um processo realizado com muita segurança e sua estrutura conta com estruturas metálicas de aço galvanizado para dar sustentação à obra. Você pode fixar prateleiras, quadros, TVs e lustres sem medo. Basta se atentar para a distribuição de peso e tomar precauções para utilizar as buchas e acessórios indicados na instalação dos objetos.

Agora você já sabe porque a construção a seco está ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção civil. É uma forma de construção moderna, inovadora e sustentável. Garante qualidade e agilidade em grandes e pequenas obras com muita versatilidade.

Há boas razões para você apostar nessa técnica em sua próxima reforma, e se ainda houver alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco, teremos o prazer de responder!

 

Related Posts