Rua Da Mata, 166a – Marambaia CEP 66615-420 – Belém / PA
Menu

Steel Frame: Tudo o que você precisa saber!

O Steel Frame é um dos sistemas de construção a seco mais utilizados no mundo. É uma construção muito dinâmica, sustentável e de alto desempenho. No Brasil, seu uso cresceu rapidamente na região sul e atualmente vem conquistando várias regiões.

Curioso sobre esse sistema? Continua com a gente para saber o que é steel frame e porque você deve usá-lo na sua construção.

steel frame

O que é Steel Frame?

O Steel Frame é um sistema de construção que utiliza  perfis de aço galvanizado conformados a frio, projetados para suportar todas as cargas da edificação. A estrutura é montada sobre uma base de concreto. Como a construção em aço é mais leve que em alvenaria, a fundação também é simplificada.

O Steel Frame surgiu nos EUA, na Feira da Construção de Chicago, em cerca de 1933. Porém, foi utilizado largamente após a Segunda Guerra Mundial como uma solução para a reconstrução rápida e confiável dos países europeus no pós-guerra, também foi importantíssimo na reconstrução do Japão, que sofria com a falta de 4 milhões de moradias no final da guerra.

No Brasil, chegou no início da década de 90, sendo utilizado em residências. Desde então, o sistema vêm ganhando mercado e, sua aplicação está presente até nas obras comerciais.

A estrutura, como já falamos, é composta de aço galvanizado, e tem vida útil superior a 300 anos. Para construções próximas ao mar, é aplicado uma camada mais espessa de galvanização. O acabamento pode ser feito com diversos materiais, como, drywall em áreas internas e secas, ou placas cimentícias em paredes externas e áreas molhadas. Por dentro da estrutura correm encanamentos e instalações elétricas assim como materiais de isolamento termo acústico, geralmente um recheio de lã mineral ou poliéster.

Vantagens do Steel Frame

casa steel frame

  • Agilidade na construção

    Como toda construção a seco, esse sistema tem a característica de ser executado de forma rápida, já que a maioria dos seus componentes são pré fabricados. Uma obra em Steel Frame pode ser executada em até 1/3 do tempo de uma obra em alvenaria, com qualidade muito superior.

  • Estrutura mais leve

    O steel frame é de cerca 5 vezes mais leve que a alvenaria, o peso médio da convencional é de 1.250 Kg/m² por pavimento, considerando as cargas de ocupação. Já no Steel Frame, esse valor é de apenas 250 Kg/m2. Essa diferença de peso da construção convencional para à seco, impacta diretamente na economia com a estrutura e a fundação da obra.

  • Edificação sustentável

    Não é necessário o uso de recursos naturais como água para a execução do steel frame. Além disso, produção de resíduos é menor, em uma obra de Steel Frame é cerca de 1%, enquanto na alvenaria esse número chega facilmente a 25%. Ou seja, se em uma obra de alvenaria, o desperdício e geração de entulho fica entre 20% e 25%, isso significa que a cada quatro casas construídas, uma casa foi para o lixo.

    menos entulho steel frame

  • Conforto térmico

    A edificação utiliza isolantes térmicos que reduzem os efeitos que a variação de temperatura provoca no seu interior, sempre mantendo o ambiente confortável, ou seja, sua casa será mais fresca no verão e mais quentinha no inverno. Isso garante uma economia de energia com a climatização, como a temperatura dentro da casa não varia muito, equipamentos de ar-condicionado, por exemplo, precisam trabalhar menos, resultando em economia de energia.

  • Resistência ao fogo

    A maioria dos insumos utilizados no steel frame são resistentes à chamas, ou são auto extinguíveis, evitando a propagação do fogo. As placas cimentícias, por exemplo, que são bastante utilizadas nas construções, têm um TRRF (Tempo Requerido de Resistência a Fogo) superior a 120 minutos,  mais que o dobro exigido pelo Corpo de Bombeiros.

  • Menor custo

    Quando comparado com o sistema de alvenaria, o steel frame é mais barato, principalmente em edificações menores, pois o custo com materiais e mão de obra acabam sendo menores devido ao curto tempo de execução da obra e baixa taxa de desperdício.

Depois de tantas vantagens, nos perguntamos quais as desvantagens? A maior desvantagem do Steel Frame é a barreira cultural, o desconhecido impede que algo tão bom e inovador seja utilizado em todos os setores, quem conhece esse sistema sabe que ele é bem melhor e com muito mais vantagens que a construção convencional.  

Related Posts