Rua Da Mata, 166a – Marambaia CEP 66615-420 – Belém / PA
Menu

Você conhece o Drywall? Descubra porque é a melhor opção para a sua obra.

O Drywall é um dos principais tipos de construção a seco, uma técnica inovadora que utiliza materiais produzidos com alta tecnologia. Ele foi projetado para minimizar o desperdício, oferecer um ótimo custo-benefício, isolamento termoacústico, acabamento perfeito, dentre outras funcionalidades.

Apesar de ser uma forte tendência e um modo muito inteligente de construir, muitos ainda preferem construções convencionais. Que geram uma série de complicações e desperdícios no decorrer da obra.

Pensando nisso elaboramos esse artigo, para te mostrar que o drywall é uma excelente opção para seu projeto. Continua com a gente para saber mais.

drywall

O que é Drywall?

O Drywall é um sistema de construção a seco. Esse termo é usado na construção civil para se referir a um processo de construção industrializado, que substituem o uso de materiais tradicionais como tijolo, cimento e água. O que resulta em menos desperdício, menos entulhos e uma obra mais limpa.

O sistema é composto por chapa ou placa de gesso natural e aditivos, revestida com duas lâminas de cartão duplex. Com esses dois materiais, a placa ganha resistência à compressão, devido ao gesso e a resistência à tração proporcionada pelo cartão, assim o material se torna firme mecanicamente.

Com estrutura feita de perfis de aço galvanizado, que sustentam as placas pela fixação feita por parafusos. Além desses componentes, o sistema se utiliza também de massas e fitas para acabamento no material.

Tipos de chapa de drywall

drywall

Existem três tipos comuns de chapas e cada uma atende a uma especificidade do ambiente.

1.Chapas Drywall Standard (ST) Cor branca.

A chapa Standard (ST) é recomendada para uso geral em áreas secas, como paredes, tetos e revestimentos do sistema drywall. É flexível, possibilita curvamento, pode ser usada em projetos de iluminação e instalação de ar condicionado.

2. Chapas Drywall Resistentes à Umidade (RU) Cor verde.

A chapa verde foi pensada especialmente para ambientes úmidos, sujeitos a respingos, como banheiro, área de serviço, cozinha. A RU contém em sua composição elementos hidrofugantes, que repelem a água, protegendo os sistemas drywall contra respingos, escorrimento de água e contra vapor d’água condensado.

3.Chapas Drywall Resistentes ao Fogo (RF) Cor rosa.

O gesso já apresenta alta resistência ao fogo, e com a placa RF, sua resistência é reforçada. A placa tem em composição fibra de vidro, que têm a propriedade de retardar a propagação das chamas.

Vantagens do Drywall

Resistência e durabilidade

Ao contrário do que muitos pensam, o Drywall não é um material frágil. Suas placas apresentam alta resistência graças ao processo de fabricação, que utiliza tecnologia de ponta, garantindo que tudo esteja de acordo com os padrões de segurança.

Para assegurar essa durabilidade e resistência é recomendado que o material seja adquirido em uma empresa de confiança e é essencial que a instalação seja feita por profissionais qualificados.

O sistema drywall é aprovado em testes de impacto e desempenho, cumprindo as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), portanto, sempre verifique o selo ao comprar seu material.

Resistência à Umidade

Uma das questões mais recorrentes é quanto a resistência a umidade do Drywall, isso vai depender do local onde é utilizado. Como já citamos, existem as placas verdes que podem ser usadas em áreas sujeitas à umidade, como banheiros, lavanderias e cozinha. Portanto, a placa RU foi desenvolvida para uso em áreas internas, pois não suporta intempéries nem grandes cargas como telhado e laje.

Resistência ao fogos

drywall

Um dos diversos benefícios do Drywall é a resistência ao fogo. Existem placas específicas no mercado que oferecem níveis variados de resistência de acordo com as exigências de cada projeto.

A classificação vale para revestimentos tanto para paredes quanto para tetos, e é feita de acordo com o tempo que o material resiste caso haja incêndio

Aqui no Brasil a classificação é dada considerando cada 30 minutos. Isso quer dizer que ter uma placa resistente a fogo você terá placas que resistem de 30 a 120 minutos, conforme o tipo e número de placas utilizadas na obra.

Isolamento térmico e acústico

Um grande benefício do Drywall é o seu bom isolamento termoacústico. A proteção térmica contribui para manter uma temperatura agradável em regiões com muito calor e também é uma ótima opção para lugares onde há frio intenso.

O isolamento acústico, por sua vez é perfeito para apartamentos, oferecendo mais privacidade aos moradores. E para ambientes empresariais, onde é preciso garantir um conforto sonoro para trabalhar.

Versatilidade

drywall

A versatilidade de aplicação é um fator relevante na escolha pelo drywall. Ele pode ser utilizado em uma infinidade de ambientes industriais e comerciais, como hospitais, academias, escritórios e qualquer outro estabelecimento. A sua praticidade e eficiência também são bem-vindas em projetos residenciais, como criação de curvas, iluminação diferenciada e muito mais.

Há boas razões para apostar em Drywall na sua reforma. E se quiser saber mais detalhes, temos um ebook completo sobre esse tema.

Drywall

 

Related Posts